SEGURO NÁUTICO
__________________________________________________________________________________________
Coberturas básicas
Coberturas Adicionais
Responsabilidade Civil do proprietário da Embarcação (danos materiais e corporais a terceiros)
Remoção de destroços do casco
Remoção de destroços para terceiros (em consequência de acidentes com a embarcação do segurado)
Transporte Terrestre da Embarcação
Roubo ou furto parcial de equipamentos fixos
Roubo ou furto parcial de equipamentos não fixos
Participação em regata (danos causados durante competições de vela)
Extensão de limite de navegação (América do Sul, América Central e Mundial)
Sobre o Seguro Náutico
Quem compra uma embarcação, seja ela lancha, veleiro ou jet ski, sabe que precisa pagar o seguro obrigatório para poder pilotar sem perigo de receber uma multa ou ter problemas na hora de expedir o Termo de Vistoria ou Certificado de Regularização do barco. Mas outro serviço no qual muitos lancheiros, velejadores e motonautas deveriam pensar é no seguro de patrimônio, o Seguro Náutico.
Enquanto o seguro obrigatório tem por finalidade dar cobertura aos danos pessoais causados por embarcações, o seguro de barco cobre furto ou danos causados às embarcações, entre outras coisas. Os danos pessoais cobertos pelo seguro obrigatório compreendem as indenizações por morte, invalidez permanente e despesas de assistência médica e suplementares.
O que cobre
Como com carros, a cobertura do seguro de embarcações varia de acordo com o que é contratado pelo cliente. Praticamente todas as seguradoras oferecem as mesmas coberturas, o que difere é a qualidade no atendimento, agilidade e gosto pessoal de cada corretor.
A cobertura básica do seguro de barcos compreende as seguintes situações: roubo; furto qualificado; perda total; naufrágio; queda raio; colisão; abalroação (colisão com outra embarcação); incêndio; danos durante operação de colocada e retirada n’água; encalhe; varação (condução da embarcação para lugar seco); reembolso para assistência e salvamento da embarcação; intempérie; e fortuna do mar. Neste caso, o limite de navegação é o litoral brasileiro.
Quanto custa
Diferente do seguro de automóvel, o seguro de barcos não leva em consideração o perfil do condutor. Qualquer pessoa devidamente habilitada e com autorização do segurado pode navegar e o preço não muda.
O que é realmente levado em consideração:
Tipo de embarcação (jet ski, lancha, veleiro etc.);
Valor da embarcação;
Material do casco;
Comprimento;
Ano de construção;
Propulsão;
Local de guarda (marina, garagem etc.);
Área de navegação.
O valor do seguro náutico varia entre 0,5% e 2,0% do valor da embarcação.